Skip to content
    voltar

    Hábitos dos casais com vida financeira feliz

    Dinheiro e finanças não são propriamente temas românticos para se discutir em casal, mas não deixam de ser essenciais especialmente quando se planeia uma vida em conjunto com outra pessoa. E se pensa que, para poupar, tem que prescindir de diversão a dois, engana-se, mas ainda bem! Leia este artigo e descubra como se divertir em casal (sem gastar muito dinheiro) e outras dicas para desenvolver hábitos de poupança a dois.

    1. Abra uma conta conjunta

    Uma conta conjunta é uma boa opção para, daí, pagarem as despesas da casa e de tudo o que tiverem em comum, facilitando o controlo das despesas e aumentando o bem-estar financeiro e mental do casal.

    Um casal pode gerir as suas contas em conjunto, mas ter contas em separado para a gestão das suas despesas individuais, pois nem sempre os membros de um casal têm os mesmos gostos pessoais, interesses e hobbies. Ao manter as contas separadas para este tipo de despesas, será mais fácil evitar potenciais desentendimentos.

    2. Faça um orçamento familiar

    Nunca nos cansaremos de alertar para a importância de ter um orçamento mensal para definir tetos financeiros para cada categoria de despesa, bem como para melhor conhecerem padrões de consumo. No caso da gestão financeira em casa, o orçamento passa a ser familiar e a acomodar as despesas da vida em comum. Por um lado, há mais uma pessoa a considerar, mas por outro… é mais uma pessoa para dividir as despesas consigo.

    3. Se arrenda casa, pondere candidatar-se à Porta 65

    O Programa Porta 65 - Jovem é um sistema de apoio financeiro ao arrendamento por jovens, sozinhos ou em casal. Se arrenda casa com o seu parceiro/a e a poupança for um dos vossos maiores objetivos, tente recorrer a este programa de apoio mensal ao arrendamento jovem. Após candidatura, cada caso é analisado mediante o agregado familiar e os rendimentos. Informe-se sobre a Porta 65 no Portal da Habitação e saiba como candidatar-se.

    4. Decore a casa recorrendo a lojas de venda em 2ª mão

    Mobiliar e decorar a casa com móveis e objetos comprados em 2ª mão não só pode ser muito mais económico, como também muito divertido! Sair de casa para explorar lojas de renovação de móveis, feiras da ladra ou da bagageira e lojas de velharias pode ser um programa entusiasmante para fazer com a sua cara-metade nos sábados e domingos de manhã. É como se fosse uma caça ao tesouro, não sabendo nunca o que vai encontrar, mas partindo sempre com o entusiasmo pelos objetos fascinantes que certamente encontrará.

    Fora os espaços físicos, online encontra também grupos de compra e venda em segunda mão no Facebook, bem como o Facebook Market e o OLX.

    5. Considere arrendar um quarto em sua casa

    Caso tenha casa própria ou caso o seu senhorio ou contrato de arrendamento não limite esta opção, poderá arrendar um quarto em sua casa a outra pessoa, cobrando uma renda justa e adequada ao espaço. Nem sempre é cómodo para um casal dividir o seu espaço e a sua intimidade, pelo que esta é uma opção algo controversa, mas que - havendo acordo - ajudá-lo(a)-á a ter um rendimento extra, que poderá colocar de lado na conta conjunta ou numa conta especial para, por exemplo, destinar a férias sem nunca sacrificar o orçamento mensal.

    De forma a reduzir a hipótese de se tornar uma situação desconfortável, o ideal será arrendar um quarto apenas a pessoas que conhece ou das quais tem boas referências ou conhecimentos em comum.

    6. Faça da agenda cultural a sua melhor amiga

    Quem disse que divertir-se em casal é caro? Para poupar, não tem que obrigatoriamente ficar em casa e, para sair, não tem obrigatoriamente que gastar muito dinheiro.

    Felizmente, vivemos num país cheio de cultura, eventos e museus de entrada gratuita em determinados dias!

    Explore sites como o da revista Time Out ou o da própria Agenda Cultural para estar sempre informado sobre os eventos a acontecer perto de si. Desta forma, não encontrará apenas entretenimento gratuito, mas também mais hipóteses de conhecer artistas, feiras, concertos e demais eventos que, talvez de outra forma, não estaria tão aberto a conhecer.

    Divirta-se a conhecer mais sobre a sua cidade, os seus museus, espetáculos, exposições e workshops, sem gastar dinheiro e na sua companhia favorita.

    7. Embarque nas experiências de luxo… a preço reduzido

    No que diz respeito a experiências gastronómicas e a estadias, partes importantes em escapadinhas românticas, já não falamos de opções e entradas gratuitas, mas recomendamos que explore aplicações como a MyGon e portais como o Odisseias, pois lá encontra centenas de experiências das quais pode desfrutar a dois, muitas vezes por metade do preço. Existem vários pacotes Odisseias que incluem jantares completos em restaurantes e hotéis de luxo por 20€. Este é apenas um exemplo, mas serve para mostrar ao leitor que pode tirar partido de boas experiências sem gastar muito dinheiro e, ainda, surpreender a pessoa com quem partilha a vida (e as finanças).

    Na vida financeira, tal como na vida romântica, a chave é a comunicação, a tolerância e o entendimento mútuo. Se estes pilares existirem e se colocar algumas destas dicas em prática, não há como fazer uma gestão pouco eficaz das finanças em casal.

    Partilhe esse Artigo

    Facebook Linkedin Anexar

    Próximo Artigo

    Como ensinar as crianças a poupar: 8 ideias a aplicar Próximo