Skip to content
    voltar

    Orçamento Zero: conheça esta estratégia de gestão de dinheiro

    Ter um orçamento mensal é uma dica financeira incontornável que já mencionámos em vários artigos, mas aquilo que lhe trazemos hoje é uma estratégia algo diferente.

    Pressupõe uma grande força de vontade e ainda mais curiosidade para saber o que este verdadeiro raio-X à sua vida financeira poderá revelar. Já ouviu falar do Orçamento Zero? Vamos então conhecê-lo (melhor) e saber como utilizá-lo a nosso favor.

    Se está habituado a fazer o seu orçamento mensal, esqueça-o. Vamos começar (literalmente) do zero. Para este exercício, não interessa o histórico, a folha quer-se em branco.

     

    Como começar a fazer o seu Orçamento Zero?

    1. Em primeiro lugar, vamos começar com a tal folha em branco. Em papel, em Excel, Word, a escolha é sua;

    2. A seguir, vamos à lista de despesas fixas. Anote tudo aquilo que não pode deixar de pagar: a eletricidade, a água, a renda ou prestação mensal da casa, internet, etc. Esta é a lista das suas obrigatoriedades.

    3. Após ter listado todas as suas despesas fixas, passemos à lista das despesas nas categorias não essenciais (variáveis), mas que considera que são importantes para a sua felicidade. Pode apontar, por exemplo, plataformas de streaming (Netflix, HBO, Spotify, etc.), idas ao cinema, refeições fora, compras recreativas e outros prazeres que possa ter na sua vida.

    4. Criadas as listas de despesas, está na hora de anotar as suas fontes de rendimento, as quais podem incluir não apenas o seu salário, mas também subsídios que sejam pagos à parte, reembolso do IRS, juros de contas a prazo ou outras contas poupanças, rendimentos extra que possa ter de um passatempo ou atividade em part-time, etc.

     

    Como analisar o seu Orçamento Zero?

     Com as listas de despesas e de receitas criadas, está na altura de atribuir um valor a cada categoria (quanto custa x ou y e quanto recebe nas suas categorias de rendimentos).

    Valores apontados, vamos somar tudo e subtrair as suas despesas mensais (fixas e variáveis) aos rendimentos.

    A partir deste exercício, podem surgir duas conclusões:

    • Sobra dinheiro! → Parabéns! Está a fazer um excelente trabalho a gerir as suas finanças pessoais! Agora, como passo extra nessa excelente gestão, que tal colocar o que sobrou num objetivo de poupança na app MySavings? Pode começar uma poupança a partir de 25 euros por mês e definir o valor que pretende poupar mensalmente.

    • O dinheiro não chega… → Nada está perdido, só tem de encontrar alternativas. Comece pelas despesas variáveis, que são aquelas opcionais e analise: será que precisa de ir tantas vezes ao cinema? Será que, em vez de ir jantar fora, não poderá organizar mais jantares em sua casa? Poderá optar pelo serviço free de alguma das plataformas de streaming que usa? Aqui, a chave é reduzir ou cortar, se for o caso, nem que seja temporariamente.

      Quanto às despesas fixas, também estas podem sofrer alterações para que possa obter uma maior folga orçamental: será que pode renegociar contratos e créditos? Será que está na hora de mudar de fornecedor de energia ou de banco? Compare preços e ofertas existentes no mercado e faça as melhores escolhas para si e para a sua carteira.

     

    Qual o objetivo deste exercício?

     

    O verdadeiro objetivo por detrás da estratégia do Orçamento Zero não é saber o que sobra ou não ao final do mês, mas sim conhecer a fundo os seus padrões de consumo e saber se tem ou não dinheiro suficiente para sustentar o seu estilo de vida. O Orçamento Zero permite pôr as suas contas em ordem e descobrir se, realmente, aquilo que ganha chega para fazer aquilo que gosta sem deixar de cumprir as suas obrigações e responsabilidades e, ainda, conseguir pôr algum dinheiro de lado.

    Em resumo, o equilíbrio é o que se pretende com este exercício. A vida não pode basear-se apenas em obrigações e o dinheiro deverá servir também para fazermos aquilo que nos traz felicidade, mas também é feita de escolhas e de fases, por isso lembre-se: mesmo que hoje tenha que cortar em coisas de que gosta para amanhã ter dinheiro para fazer face às despesas essenciais, uma boa gestão do seu dinheiro poderá traduzir-se numa maior folga orçamental para vir a fazer ainda mais atividades prazerosas.

     

    Partilhe esse Artigo

    Facebook Linkedin Anexar

    Próximo Artigo

    Necessidades ou desejos? Como explicar às crianças Próximo