Poupe com confiança
Aproveite agora a taxa de 3,050% na Opção Seguro do Fidelidade Savings e dê um boost à sua poupança.
SAIBA MAISTer um orçamento mensal é uma dica financeira incontornável que já mencionámos em vários artigos, mas aquilo que lhe trazemos hoje é uma estratégia algo diferente.
Pressupõe uma grande força de vontade e ainda mais curiosidade para saber o que este verdadeiro raio-X à sua vida financeira poderá revelar. Já ouviu falar do Orçamento Zero? Vamos então conhecê-lo (melhor) e saber como utilizá-lo a nosso favor.
Se está habituado a fazer o seu orçamento mensal, esqueça-o. Vamos começar (literalmente) do zero. Para este exercício, não interessa o histórico, a folha quer-se em branco.
Com as listas de despesas e de receitas criadas, está na altura de atribuir um valor a cada categoria (quanto custa x ou y e quanto recebe nas suas categorias de rendimentos).
Valores apontados, vamos somar tudo e subtrair as suas despesas mensais (fixas e variáveis) aos rendimentos.
A partir deste exercício, podem surgir duas conclusões:
O verdadeiro objetivo por detrás da estratégia do Orçamento Zero não é saber o que sobra ou não ao final do mês, mas sim conhecer a fundo os seus padrões de consumo e saber se tem ou não dinheiro suficiente para sustentar o seu estilo de vida. O Orçamento Zero permite pôr as suas contas em ordem e descobrir se, realmente, aquilo que ganha chega para fazer aquilo que gosta sem deixar de cumprir as suas obrigações e responsabilidades e, ainda, conseguir pôr algum dinheiro de lado.
Em resumo, o equilíbrio é o que se pretende com este exercício. A vida não pode basear-se apenas em obrigações e o dinheiro deverá servir também para fazermos aquilo que nos traz felicidade, mas também é feita de escolhas e de fases, por isso lembre-se: mesmo que hoje tenha que cortar em coisas de que gosta para amanhã ter dinheiro para fazer face às despesas essenciais, uma boa gestão do seu dinheiro poderá traduzir-se numa maior folga orçamental para vir a fazer ainda mais atividades prazerosas.
Aproveite agora a taxa de 3,050% na Opção Seguro do Fidelidade Savings e dê um boost à sua poupança.
SAIBA MAISPartilhe esse Artigo