Skip to content
    voltar

    Estratégias para fazer compras com consciência na Black Friday

    Está a chegar uma das mais aguardadas alturas do ano: a Black Friday. Todos temos necessidades de compras, quer sejam para a casa, para recriação ou mesmo para antecipar a compra dos presentes de Natal! Seja qual for o seu caso, saiba como tirar partido dos descontos desta época sem cair nas armadilhas.

    Momento 1: antes da Black Friday

    Faça uma lista

    Começamos com uma dica transversal a qualquer momento de compra. Fazer uma lista daquilo que precisa é útil tanto para uma ida ao supermercado como para aproveitar os descontos da Black Friday. Pense em equipamento informático, mobiliário ou eletrodomésticos, por exemplo. Do que está a precisar em casa? Que tipo de presentes é que a sua família e amigos costuma gostar de receber no Natal? Aponte tudo e…

    Defina um valor total para gastar

    Para evitar descontrolos de orçamento, nada como definir objetivos à partida. Poderá, por exemplo, criar um objetivo na app MySavings chamada “Black Friday” ou “Presentes” e ir poupando ao longo dos meses até novembro. Na altura de efetuar as compras, efetue o resgate e receberá o montante selecionado na sua conta poucos dias depois. Assim, o seu orçamento ficará protegido em qualquer circunstância.

    Acompanhe os preços antecipadamente

    Após ter a sua lista concluída, aponte os preços dos artigos que selecionar ainda antes da Black Friday, ou seja, ainda sem os descontos. O objetivo é - assim que chegar a Black Friday - conseguir ver se os artigos que selecionou têm ou não bons descontos, uma vez que algumas lojas aumentam o preço alguns dias antes só para, depois, praticarem grandes descontos. A ideia é saber qual o preço habitual de cada coisa que deseja comprar.

    Subscreva a newsletter das lojas que segue

    Umas semanas antes da Black Friday (quanto mais cedo, melhor), subscreva as newsletters das lojas que segue e frequenta ou das lojas nas quais se encontram os produtos que constam da sua lista. Nas newsletters das lojas que antecedem a Black Friday, é muito provável que encontre momentos de compra exclusivos a assinantes e descontos superiores. Aproveite!

    Momento 2: durante a Black Friday

    Compare preços

    Este é o momento de olhar para a lista de necessidades de compra que criou e na qual apontou os respetivos preços antes da Black Friday. Observe o antes e depois dos novos preços: os descontos são significativos? Houve alguma jogada de marketing por parte das lojas e, na verdade, os preços mantêm-se iguais? Só com o trabalho prévio de elaborar esta lista é que poderá saber.

    Investigue a reputação das lojas

    Assim que localizar aquilo que quer comprar e de ter comparado os preços de tudo, está na hora de verificar a reputação das lojas em questão, caso se tratem de lojas que desconhece.

    Para saber se um website é fidedigno, recorra ao ScamAdviser ou ao Scamdoc; ambos são ferramentas de avaliação de websites a nível de confiança e legitimidade. Pode também pesquisar pelo nome das lojas no site da Deco e/ou no Portal da Queixa. Se existirem críticas ou denúncias por parte de outros compradores em Portugal, sabê-lo-á através desses sites.

    Dicas finais

    Com uma boa preparação, é possível tirar o máximo partido dos (melhores) descontos da Black Friday e, assim, adquirir coisas de que precisa por muito menos dinheiro. Para isso, siga as dicas que reunimos para si neste artigo e privilegie os pagamentos por MBWay e Paypal para segurança extra nas suas compras online. Dentro do MBWay tem a possibilidade de criar cartões temporários para pagar as suas compras, cartões estes que têm um número, uma validade e um código de segurança diferente do seu verdadeiro cartão. Para além disso, como têm um prazo de validade mais curto, há uma probabilidade reduzida de vir a ser alvo de fraude e de acesso indevido à sua conta bancária.

    Evite também colocar os seus dados em redes de wi-fi públicas ou responder a emails de origem duvidosa. Caso não tenha MBWay, Paypal ou outra carteira virtual, pode sempre optar pelos pagamentos através de referência multibanco.

    Agora que já sabe como garantir os melhores descontos e as compras mais seguras, está na altura de planear a próxima Black Friday!

     

    Partilhe esse Artigo

    Facebook Linkedin Anexar

    Próximo Artigo

    Poupar: como transformar sonhos em realidade Próximo