Skip to content
    voltar

    5 lições financeiras que as crianças podem aprender com tarefas domésticas

    À medida que as crianças crescem, é fundamental que comecem a compreender a relação entre trabalho e dinheiro. Uma maneira eficaz de ensinar essa ligação é estabelecendo um vínculo entre as tarefas domésticas e as recompensas financeiras. Desta forma, os pais podem transmitir valores importantes, como o valor do trabalho, do esforço e da responsabilidade. Neste artigo, vamos explorar como os pais podem criar esta ligação e demonstrar as valiosas lições financeiras que é possível aprender em casa.

    Lição 1: Atribuir tarefas e responsabilidades

    Uma maneira de ensinar a relação entre trabalho e dinheiro é atribuir tarefas domésticas às crianças. Poderá começar por explicar que, assim como os adultos têm responsabilidades no seu emprego ou atividade profissional, as crianças também devem ter responsabilidades em casa. Estabeleça uma lista de tarefas apropriadas para a idade e atribua a cada criança as suas próprias responsabilidades. Tarefas possíveis: fazer a cama, colocar a roupa suja no cesto ou máquina de lavar, levantar o prato da mesa, fazer o próprio lanche e arrumar a bancada da cozinha, colocar os brinquedos no respetivo cesto ou armário. As possibilidades são infinitas e pode recorrer à criatividade para criar várias tarefas para as crianças da casa.

    Benefício de aprendizagem: a criança aprenderá a cumprir as suas obrigações e a desenvolver habilidades como organização e trabalho em equipa

     

    Lição 2: Receber remuneração pelas tarefas

    Para ensinar o valor do esforço investido, os pais podem vincular a realização das tarefas domésticas a uma remuneração simbólica. Poderá estabelecer uma quantia em dinheiro ou um sistema de pontos que possa ser trocado por uma recompensa no final da semana ou do mês. Explique que, assim como as pessoas ganham dinheiro pelo seu trabalho, as crianças também podem receber uma recompensa pelo cumprimento de suas tarefas. Isso ajudará a criar uma compreensão do conceito de ganhar dinheiro por meio do esforço pessoal.

    Por exemplo, poderá associar 0,50€ a cada pequena tarefa do dia-a-dia (que, ao final de uma semana, pode corresponder a 5€). Um valor reduzido incentivará a criança a cumprir várias metas com o objetivo de chegar a um valor mais generoso. Este valor é meramente indicativo e deverá ser ajustado à disponibilidade financeira de cada família e, também, à idade de cada criança. 

    Benefício de aprendizagem: o esforço pode ser bem recompensado

     

    Lição 3: Ensinar a definir objetivos de poupança

    Incentive as crianças a estabelecer objetivos financeiros com o dinheiro que ganharem com as tarefas domésticas. Isto pode envolver a compra de um brinquedo desejado, economizar para uma futura compra ou até mesmo fazer uma doação. Explique a importância de poupar dinheiro e planear em conformidade para alcançar objetivos específicos. Reforce a ideia de como o dinheiro pode ser usado de maneira inteligente e responsável, encorajando a criança a poupar uma parte das suas "receitas" para atingir as suas metas. Por exemplo, poderá definir que uma parte do dinheiro ganho servirá uma finalidade específica (comprar um brinquedo) e que outra parte terá de ser direcionada para uma poupança. Utilize a app MySavings para criar um Objetivo de Poupança Kids e assim guardar todo o dinheiro que o seu filho ou filha for amealhando. No final de cada mês, pode mostrar-lhe o valor amealhado para reforçar a sua sensação de orgulho.

    Benefício de aprendizagem: a criança aprenderá que tem de fazer escolhas com o dinheiro que ganha e que a poupança deve ter objetivos concretos

     

    Lição 4: Promover gastos conscientes

    Envolva as crianças nas decisões de gastos relacionadas ao dinheiro que elas ganharam. Ao fazer compras, leve-as junto e ensine-as a fazer escolhas conscientes. Discuta a diferença entre necessidades e desejos, bem como a importância de avaliar o valor e a utilidade de um produto antes de comprá-lo. Isso ajudará a desenvolver uma mentalidade de gastos conscientes e a evitar compras impulsivas.

    Benefício de aprendizagem: a criança aprenderá que deve refletir sobre os seus impulsos e desejos

     

    Lição 5: Proporcionar literacia financeira e planeamento

    Aproveite as várias oportunidades de tarefas domésticas para ensinar conceitos básicos de educação financeira. Alguns conceitos simples de explicar às crianças são:

    - O que é um orçamento

    - Como fazer um levantamento e acompanhamento de despesas

    - Como planear para o futuro, mais próximo ou mais longínquo.

    Aproveite para discutir a importância de evitar dívidas e como poupar para emergências. Essas lições práticas ajudarão as crianças a desenvolver habilidades financeiras fundamentais, preparando-as para uma vida financeira responsável no futuro.

    Benefício de aprendizagem: nunca é demasiado cedo para começar a incutir hábitos monetários saudáveis nas crianças

     

    Ensinar às crianças a ligação entre o trabalho e o dinheiro através de pequenas tarefas domésticas é uma forma eficaz de transmitir importantes lições financeiras. Ao atribuir tarefas, estabelecer uma remuneração adequada, definir objetivos, incentivar gastos conscientes e fornecer educação financeira, os pais podem preparar os seus filhos para uma vida financeira saudável e responsável.

    Aproveite esta oportunidade valiosa para ajudar as crianças a compreenderem o valor do trabalho árduo, a importância da responsabilidade e a construção de uma base sólida para seu futuro financeiro.

    Partilhe esse Artigo

    Facebook Linkedin Anexar

    Próximo Artigo

    3 maneiras de pôr o dinheiro a trabalhar para si Próximo