Skip to content
    voltar

    Como tirar férias sem arruinar as suas finanças

    É suposto que as férias sejam uma época de relaxamento e fuga da rotina, em que não só descansamos, mas conhecemos novas regiões, aprendemos e nos divertimos. Para isto ser compatível com orçamentos razoáveis, em que não se põe em causa outras necessidades e imprevistos ao longo do ano, a palavra-chave é planear. Siga estas dicas e tenha umas boas férias!

    Fazer o pote das férias

    O orçamento das férias grandes começa logo no regresso das férias do ano anterior. No seu seguro financeiro, na sua conta poupança, na sua conta online, ou mesmo no pote de vidro da compota, comece a juntar para o ano seguinte. Mesmo que não consiga juntar muito, ficará mais aliviado porque esse ‘pouco’ ajuda nas despesas correntes das férias.

    Defina um orçamento

    Na maioria das vezes já temos destinos a tilintar ao ouvido, mas…temos de ser realistas. Olhe para os seus rendimentos, para os seus subsídios (caso tenha), para as suas despesas fixas e outras responsabilidades e decida, em consciência, até onde pode ir nestas férias. Respeite o seu orçamento o mais possível. Evite fazer créditos pessoais para férias. Os juros são altos e, para muitos consumidores, representam um risco enorme. Caso tenha mesmo de usar um cartão de crédito, opte por cartões com fracionamento do pagamento sem juros, para que não tenha de suportar o valor total de uma só vez. Alguns têm a opção de cashback, onde pode receber de volta, no cartão, uma percentagem do valor das compras realizadas.

    Escolha destinos que caibam na sua carteira (e não se endivide)

    Boa parte da população gostava de tirar uns dias numa ilha no mar das Caraíbas, conhecer destinos exóticos e longínquos como a Austrália, a China ou a Índia. Mas nem todas as estruturas financeiras aguentam isso. Se não poupou o suficiente para uma viagem desse porte, não tem de ficar sem férias por causa disso. A depender dos seus objetivos, tem o velho ‘vá para fora cá dentro’, porque Portugal tem uma oferta turística de grande qualidade e diversidade, e tem muitas viagens mais pequenas e igualmente interessantes.

    Divida as férias

    Se percebe que vai ter de apertar o cinto, porque não tentar passar uma série de dias em Portugal, numa casa de família ou alugada, e guardar alguns poucos dias para uma pequena escapadela (a uma cidade europeia ou uma ilha portuguesa ou espanhola, por exemplo), fora da época alta, que possa comprar com antecedência.

    Aproveite promoções

    Há sempre aquela cidade que está em promoção ou aquele turismo rural que quer conhecer há anos…! Os sites das companhias aéreas; as agências de viagens; os sites que agregam pacotes turísticos online; fora os agregadores de alojamentos - todos são boas fontes de pesquisa aos quais deve estar atento. Com antecedência poupará mais, regra geral. No entanto, não deve esquecer as promoções de última hora, a depender da sua disponibilidade e número de pessoas com quem viaja. Pesquise com regularidade e fique atento.

    Comprar com antecedência

    No caso das viagens de avião, os estudos indicam que 3 semanas de antecedência será a data ideal para comprar, precisamente pela flutuação de preço. Mas claro que pode conseguir mais barato antes. Se quiser, por exemplo, marcar alojamento para semanas de feriados ou eventos especiais, terá grande vantagem em marcar antes. Regra geral a antecedência dá sempre bons frutos.

    Escolha alojamentos low-cost

    Os últimos anos têm dado ao alojamento turístico outro tipo de alternativas, como o alojamento local, tipo Airbnb, o que se torna as estadias mais acessíveis. Escolher uma casa partilhada ou mesmo total e ter tarifas mais baixas e acesso a cozinha é uma clara vantagem. Para poupar em alojamento deve sempre pesquisar as tarifas de bungalows, parques de campismo, hostais, residenciais, autocaravanas, pousadas da juventude, hotéis low-cost e até fenómenos tipo couchsurfing, em que poderá ocupar o sofá de alguém e depois receber alguém no seu sofá.

    Faça parte das refeições em casa ou prepare-as para levar

    É verdade que em férias ninguém quer estar muitas horas na cozinha, mas é um instrumento de poupança, sobretudo para famílias. Poder fazer o pequeno-almoço ou o jantar/ceia em casa poupa bastante dinheiro (e nalguns destinos mais dispendiosos, pode ser essencial). Tem sempre a hipótese de preparar um almoço prático para levar ou de comprar refeições em supermercados locais próximos.

    Poupe em transportes, cultura e diversão

    Estude bem o seu destino, antes de ir, porque informação é poder e é poupança. Perceba se lhe compensa os passes, os bilhetes turísticos de um dia, três dias ou uma semana em que pode usufruir de vários tipos de transportes, por exemplo. Para além das diversões e programas culturais clássicos, alguns destinos têm intensa programação cultural livre ou low-cost. Caso viaje com crianças, não se esqueça que, por vezes, não aguentam um dia inteiro de visitas e precisam de um momento para brincar livremente, com uma simples bola ou jogo. Informe-se e aproveite.

    Lembre-se do autoconhecimento e capacidade de partilha

    Essencial na ideia de férias é pensar no tipo de lazer que gostaria neste ano específico da sua vida, mas, se for de férias com alguém, ser capaz de dar e receber. Ou seja, fazer um programa que seja equilibrado para o gosto de todos, sem se esquecer de si. Muitas vezes os momentos têm outro sabor pela alegria da partilha, e pelas memórias comuns que conseguem construir, sem serem necessariamente os mais luxuosos. Para tudo correr bem, reforçamos: quando mais informação recolher, consultando também quem já conheça o destino, mais fácil será aproveitar bem e desenhar um programa memorável para todos.

    Faça um seguro de viagem

    Acidentes e imprevistos acontecem, embora não gostemos de pensar neles. Se for para fora do país, pense em fazê-lo porque algo inesperado pode sair-lhe muito caro. Recomendamos a subscrição de um destes seguros.

    Partilhe esse Artigo

    Facebook Linkedin Anexar

    Próximo Artigo

    5 lições financeiras que as crianças podem aprender com tarefas domésticas Próximo